Thursday, September 30, 2010

Going home to vote for Education....YES!

PERGUNTAM-ME, por que volto as pressas do mestrado na Itália para poder VOTAR esse domingo NO BRASIL?

Porque quero mais debate sobre a Educação e para isso precisamos do segundo turno, E ASSIM VOU DAR MINHA CONTRIBUIÇAO!

Apesar dos últimos 16 anos serem governados por partidos aparentemente "opostos" faço meu DIAGNÓSTICO sobre a situação da educação brasileira abaixo, inspirado na ONG Todos pela Educação, que me faz perguntar:


CADE A EDUCAÇÃO no BRASIL?

foto: www.flickr.com/photos/xoanporto/

"Dois milhões de jovens entre 15 e 17 anos estão fora da sala de aula. Se não se educar nesse período jovem, carrega-se um analfabeto durante 20, 30, 40 anos. Além disso, 30% das crianças de quatro a cinco anos estão fora das escolas."

O último índice do PNAD/IBGE (2008) aponta que apenas:

"47,1% dos jovens com 19 anos concluíram o ensino Médio".

Esses dados indicam que os 16 anos de governo (PSDB e PT) cumulativamente não foram bem sucedidos na educação... e quem sabe devemos TODOS debater mais sobre isso!


PORQUE A VIOLÊNCIA?

A violência tem raiz muitas vezes na falta de educação, gerando com isso desemprego desde jovem para aqueles que não são qualificados. Os jovens são as maiores vitimas da violência hoje no Brasil.

"A faixa de idade entre 15 e 24 anos é a que apresenta a maior taxa de homicídio no país. Em 2007, representava apenas 18,6% da população do país e concentrava 36,6% dos homicídios desse ano."

"Reincidência criminal no País se situa em torno de 70%. Por causa da superlotação, os estabelecimentos penais não conseguem educar os presos, para que possam ser reintegrados ao convívio social."

"A despesa per capita realizada com a Função Segurança Pública passou de R$ 165,04, em 2006, para R$ 208,47, em 2008."

Fonte: http://www.ideasbr21.org/sites/default/files/IDS_Roda_Seguranca.pdf

Devemos questionar-nos qual a forma oportuna e eficaz de melhorar essa situação.

E a chave parece ser a educação de qualidade.


ONDE NO MUNDO A EDUCAÇÃO FUNCIONOU?


Olhar para outros paises serve para inspirar praticas de melhoria.

No passado os EUA e Japão foram exemplos.

Hoje um exemplo é a Coréia do Sul, de onde vem a foto da escola acima. Apos 1953, saindo da guerra civil que dividiu seu país, esse pais inovou com a EDUCAÇÃO. Da condição de fome (onde até se comia cachorro), hoje seus 50 milhões de habitantes estão entre as nações mais avançadas do mundo, empregando e desenvolvendo gigantes da tecnologia mundial como SAMSUNG, LG, KIA...

Seus alunos têm uma maior carga horária (das 8am e saem depois das 10pm) e qualidade de ensino, tendo aulas sobre tudo, inclusive esporte, laboratório de ciências, arte, musica... Todas escolas tem internet de banda larga e foi o primeiro pais a distribuir livros textos digitais grátis a escolas primarias e secundarias de todo o pais.

Compartilho um documentário gravado no final do ano passado. Jornalistas brasileiros visitaram a Coréia e Cingapura em buscas de pistas sobre como estes dois pequenos paises se tornaram uma potencia no mundo em tão pouco tempo com tão limitados recursos naturais.

Nele ha a entrevista do Brasileiro de Fortaleza, Soleiman Dias, na escola onde ele trabalha, 1 das melhores do mundo. Espero que gostem:


e


Sem duvida essas boas-praticas da educação internacional tem que ser adaptadas ao contexto do Brasil. Essa "tropicalização"pode ser elaborada em conjunto com Brasileiros com vivência no Exterior!

E NO BRASIL OQUE FUNCIONA?


Foto: http://emvaleriajunqueirapaduan.blogspot.com/2009/02/educacao-de-qualidade.html

Retomando esse debate importante para as nossas eleições, pesquisei Inovação na Educação, relevante para Emprego, Segurança e Sustentabilidade do Brasil, e achei exemplos até no nosso país. Compartilho apresentação do TED sobre inovação na educação nas favelas do RIO.

Charles Leadbeater: Education innovation in the slums


CONCLUO

"Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional".

Como podemos ter um futuro ignorando 20% da população?

A Educação de qualidade para a SUSTENTABILIDADE deve ser prioridade com propostas praticas.

Portanto volto ao Brasil esse sábado para com meu VOTO contribuir para aprofundarem esse debate no 2o TURNO ... e porque AMO e ACREDITO MUITO no BRASIL!



PS: Para aprofundar as propostas publicadas e ver mais sobre a educação no Brasil, recomendo o site de Todos pela Educação.


1 comment:

Ikar_hxc said...

hi mario!! im carlos , you'r friend from Cork ;) !! i like your way of thinking, i will keeping my interest in your new topics...go on with your blog please ;)!